Bem Vindo ao portal da EBDC Área 1 Lubango

Estamos trabalhando no nome de Jesus Cristo, afim de que as crianças encontrem consolo Nele. Ajude-nos nesse ministério


Graça e Paz

INTRODUÇÃO GERAL A EBDC




INTRODUÇÃO

Todo e qualquer País, Estado, organização não Governamentais, para eclesiástica e Igrejas, para realizar bem as suas actividades e poder atingir os seus alvos, precisa de se organizar em termos de estrutura, e outras técnicas que merecerão a atenção especial dos elementos desta organização. A EBDC e um departamento que não foge a lógica.

O presente esboço visa dar um breve esclarecimento do que são as bases da EBDC.

I. CONCEITOS

EBDC – Significa: Escola Bíblica Dominical Crianças (Aulas Bíblicas leccionadas nos Domingos na Igreja); EBD- Também pode significar – Escola Bíblica Domestica: São aulas bíblicas realizadas em casa, em família; Deus deu o encargo a todos pais crentes, a fazerem conhecer a Palavra d’Ele aos filhos de todas idades. (Dt. 4:9; 6:4-9; 11:18-21).

II. ESTRUTURA E PRINCÍPIOS DA EBDC NA IESA

A EBDC encontra-se estruturada em:

1º COMISSÃO GERAL (dirigida pelo Superintendente Geral – SIG): Comissão encarregue da orientação e controlo do ministério com crianças a nível de toda Denominação.

2º COMISSÕES ECLESIÁSTICAS (Dirigida pelo Superintendente Eclesiástico – SIE): Comissão encarregue da orientação e controlo do ministério com crianças a nível das Igrejas que compões um determinado Sínodo.

3ºCOMISSÕES DE ÁREAS (Dirigidas pelo Superintendentes da Área – SIA): Comissão encarregue a orientação e controlo do Ministério com crianças a nível das Igrejas que compõe uma área.

4º COMISSÕES LOCAIS (Dirigidas pelo Superintendente Local – SIL): Comissão encarregue pela orientação e controlo do ministério com crianças a nível de uma Igreja.

5º Filial (Dirigida por um Responsável de Lugar): Líder responsável pela orientação e controlo do ministério com crianças a nível da Filial.

A existência deste departamento na IESA, assenta-se nos seguintes fundamentos do estatuto da Denominação em causa:

a) Artigo 23 e 30 que reconhecem a sua actividade em relatório, nos níveis dos Sínodos Regionais , Geral e Assembleias de Áreas e Igrejas Locais.

b) Este departamento, trabalha por comissões de acordo com os artigos nº 11e 37 dos estatutos da IESA.

c) Escalonamento da Liderança deste departamento:

• Superintendente Geral da EBDC, artigo nº 23

• Superintendente Regional da EBDC, artigo nº 30

• De outros obreiros de Áreas e Locais, Artigo 37 e 49.



III. OBJECTIVOS DA EBDC

A Escola Bíblica Dominical crianças é a Escola de ensino bíblico da Igreja, que evangeliza enquanto ensina a palavra de Deus. Ela conjuga os dois lados da comissão de Jesus a Igreja, conforme Mat.28:20 e Mc.16:15.

A Escola Bíblicas Dominical Crianças tem objectivos definidos para atingir, não se trata apenas de uma reunião domingueira comum, ou um culto a mais. Esses objectivos são três, a saber:

A. GANHAR ALMAS PARA JESUS

O primeiro grande dever do professor da escola dominical é agir e orar diante de Deus no sentido de que todos os seus alunos aceitem Jesus como Salvador e sigam-no como seu Senhor e Mestre.

B. DESENVOLVER A ESPIRITUALIDADE DOS ALUNOS E O CARACTER CRISTÃO

O ensino da palavra é uma obra espiritual, significa a cultura da alma. Ganhar o aluno para Cristo é apenas o início da obra; é mister do Obreiro de crianças cuidar em seguida da formação dos hábitos cristãos, os quais resultaram num carácter ideal modelado pela palavra de Deus.

C. TREINAR O CRISTÃO PARA O SERVIÇO DO MESTRE

Ao prover treinamento espiritual, a escola dominical apresenta ao aluno oportunidade ilimitadas de servir ao divino Mestre. Inúmeros obreiros das nossas Igrejas saíram da Escola Bíblica Dominical. Talvez o leitor seja um dele. Grandes frutos têm produzido a Escola Bíblica Dominical Crianças.

IV. ACTIVIDADES DA EBDC

Como qualquer escola, para o alcance dos seus objectivos realiza diferentes actividades para além das aulas Dominicais, actividades vulgarmente chamadas extra – Escolares, assim fazem parte destas actividades as seguintes: Acampamentos, Escolas Bíblicas de Férias, Retiros Espirituais, Piqueniques, Excursões, Caminhadas, Tardes Recreativas, Classes de Boas Novas, ect.

V. VISÃO\LEMA

 Cada aluno um crente salvo, cada salvo bem treinado, cada aluno treinado um obreiro activo, diligente, dinâmico.

Vl. CRENÇA

O DEPARTAMENTO DA EBDC DA IESA CRÊ QUE: A criança também é pecadora. E quando bem ensinada, pela graça de Deus, ela pode receber o senhor Jesus Cristo como salvador e não abandona-lo até mesmo quando envelhecer. Rm 3:23; Ef.2:8;Jo.3:16;Pv.22:6







A Comissão da Área -1- Lubango